A vizinha é uma miúda a quem não faltam ideias para posts no blog. A vizinha tem paleio que nunca mais acaba. Quem me dera ser tão produtiva como a vizinha. Raios partam a vizinha!
Pois bem, nem sempre o que parece é. A vizinha pode, tal como eu faço, aproveitar aqueles dias em que publicaria dez vezes se a deixassem para produzir em série.
É tão simples quanto: sabem os dias em que temos assuntos para posts para dar e vender? E aquelas alturas em que nem meio post por semana nos apetece escrever? Já falei antes da vantagem de despejarmos a alma para uma folha de papel e dos frutos que nos pode trazer, porque com tanta actividade acabamos por ficar com as ideias mais claras e muitas vezes surgem posts para publicar do nada (been there, done that).
Apesar de achar que escrever por antecipação não me soa a muito genuíno - porque no dia em que publico posso não estar sintonizada da mesma forma e só me apetece dar chutos no computador - acabo por ceder e aproveitar estas alturas para fazer mais uns posts que são agendados (e cujo agendamento pode ser alterado, se depois quisermos). Afinal, se fui eu que os escrevi a minha alma está lá e não fugirão muito à verdade. A questão é que a certa altura senti que perdi o fio à meada pois não conseguia "ver" o que já tinha programado, o que já tinha sido publicado, sobre que temas tinha escrito, enfim a bela da confusão para ajudar a dar mais uns nós ao cérebro.
Resolvi o assunto com um mapa mensal - o da foto, lindo de morrer - em que tenho o mês todo à minha frente o onde registo tudo o que se passa no blog. Eu disse TUDO. Posts publicados, posts a publicar (a lápis, para poder apagar se tiver de alterar o plano), posts antigos mencionados noutros posts, guest posts noutros blogs, visitas diárias (esta é difícil porque o Blogger, o Google Analytics e o Sitemeter não se entendem com os números. Uso os do Blogger que são mais rápidos de consultar) para analisar que posts é que tiveram mais saída, quais é que vocês não ligaram nenhuma e ainda uma zona onde ponho notas para planos futuros para o blog - temas a explorar, etc. Enfim, um verdadeiro log book do meu blog onde não me perco e onde a minha alma picuínhas navega feliz e contente. Esta é um nico OCD, não? dirão vocês. Não, respondo eu. Cá em casa os livros estão ordenados alfabeticamente por autor e não por cores. As simple as that. E por estar assim todo à nossa frente, ajuda muito a ter uma visão muito mais abrangente do que lá se passa.
E aqui têm um truque simples que acaba por se tornar numa tarefa diária ou quase e que ajuda e muito nesta coisa tão complicada que é gerir um blog. Não dói nada e só vos ajuda. E ao fim do mês, olharem para o vosso mapa e vê-lo bem compostinho enche-nos a alma de orgulho!
Agora é a vossa vez: planeiam os posts ou carregam no Publish e pronto? Têm um mapa ou plano onde registam tudo? Ou simplesmente, nem querem saber?
Photo by Moi
Boa ideia. Eu passo por períodos em que não consigo publicar nada por causa do intenso trabalho.
ResponderEliminarÉ uma seca!
É como se fosse um trabalho de formiga - vais fazendo por antecipação, assim nos "invernos" :D estás garantida!
EliminarOlha, eu vou escrevendo ao sabor do vento. No máximo dos máximos não publico imediatamente. Quando a coisa ainda precisa de uma limadela. Mas de resto, está pouco tempo no forno. Os únicos que preparo com antecedência, são os da rubrica A mãe da semana. Não forço nada. Se não tenho inspiração, espero que apareca. Em forma de qualquer coisa que me desperte. Seja na rua, em casa. Numa conversa ou numa leitura esporádica por esta autoestrada virtual que é a blogosfera. :)
ResponderEliminarJá fui assim, mas não me orientava. Tinha sempre qualquer coisa na parte de trás da cabeça a chatear-me. :)
EliminarA relva do vizinho é sempre mais verde!
ResponderEliminarMas esta é uma óptima maneira de contornar isso e a fotografia é inspiradora!!!
Obrigada, Carla. Por a relva do vizinho ser sempre mais verde é que deixamos de fazer as coisas por acharmos que nunca lá havemos de chegar e não pode ser assim. :)
EliminarEu toda contente com um caderno só para o blog, o mesmo há tanto tempo (tanto como o blog, que o caderno é grande e é bem rentabilizado) e afinal... escapa-me o básico!!! Vou reorganizar o sistema, a ver se resulta comigo, e tentar não sistematizar excessivamente (padeço do excesso de zelo) e depois estrago o espirito da coisa... Beijinhos e boa quarta-feira, aquele dia apalermado da semana :)
ResponderEliminarO caderno também é boa ideia, mas desta maneira tenho tudo numa capa onde vou metendo coisas pelo meio. Assim não arranco folhas!! (e sempre posso substituir mapas quando ficam feiosos! :D)
EliminarEu sou mais como a Cláudia mas parece-me muito boa ideia! A experimentar!
ResponderEliminarAs folhas do Calendário são lindas! Foste tu que fizeste?
Aproveito para dizer que gosto muito destes posts sobre a vizinha! :) Beijinho*
Obrigada, Lúcia!! As folhas não fui eu que fiz, basta procurares no Google por planners e aparecem-te trilhentas escolhas!! Boa sorte!!
EliminarXiiii que organizada!
ResponderEliminarOlha, aqui pela xafarica é como dá o vento... há semanas em que programo tudo e faço folhas de calendário todas lindinhas, há outras em que quase nada escrevo - ou pelo menos é essa a sensação que tenho - e por fim há aquelas em que não me custa nada escrever todos os dias.
Talvez precise de me organizar, não achas?
:D Eu também já fui assim, mas desta forma é melhor para "ver" a coisa - o que já fizeste e o que vai fazer. Além disso, diz lá que não te enche de orgulho veres um mapa compostinho cheio de posts? :D
EliminarAdorei o post e fiquei a morrer de inveja desse calendário maravilhoso que tens! Eu para já tenho tudo no PC, mas sou mais mulher de coisas impressas, por isso o que me dizes de partilhar esse template lindão para podermos imprimir? :) *
ResponderEliminarEu prefiro ter tudo escrito. No computador acabo por perder o fio à meada e além disso desta forma também posso "desligar" do computador! Partilho o link sim, mas se fizeres uma busca no Google por monthly planners vão aparecer-te trilhentos!!! (ponho o link no próximo domingo, vale?) Beijinhos!!
EliminarVale! :) fico então à espera! Também tenho um dossier dedicado às coisas do blog e vou imprimir umas folhinhas destas para depois escrever tudo, poder apagar, re-escrever, colar post-its, essas coisas que tu sabes :p *
EliminarUi, ui....capa, post-its, folhas, lápis e canetas!!! O paraíso!!!
Eliminaruau,
ResponderEliminarquem me dera!!! sou muito desorganizada, não consigo planear nada, não registo nada e escrevo quando me dá na gana e tenho tempo...mas adorava levar a coisa como tu :)
beiju
É só uma questão de treino! E no restos das coisas - no trabalho, pelo menos . sou super desorganizada. Haja alguma coisa controlada nesta minha cabeça!!
EliminarQue linda foto, da vontade de ttrabalhar 10 posts agora :D eu nao me resolvo com fokhas, tenho um caderno para tudo. Na parte do blog ha uma lista brain storming, depois vou a essa lista e retiro as ideias q me apetece escrever e meto em mini post its para os dias que posto. Mas isto ha dias e dias, nos ultimos tempos nao tenho ligado mto ao caderno porque tb nao me tem apetecido postar.
ResponderEliminarHá dias e dias para tudo :D o que interessa é que te orientes com a tua organização. E vai lá escrever 10 posts seguidos!!! Não percas a oportunidade!!
EliminarAiiiii a vizinha!!!! :)
ResponderEliminarTambém usei esses calendários quando fiz a minha agenda deste ano!!! :)
O meu blog sempre foi "ao sabor do vento" e agora tem estado completamente "à deriva"... se calhar tenho que ficar mais atenta às dicas das "vizinhas"!
Encontrei este blog à pouco tempo e fiquei fã!
Continuação de bom trabalho!
Upa, upa!! O que eu gosto de visitas novas!!! Sê bem vinda e obrigada pela visita!!!
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