Este género de posts não é nada a minha onda mas vindo de quem vem (Desculpa o atraso, Joana!) não tinha como recusar. Já vai para aí com um mês de atraso, mas mais vale tarde que nunca. Vamos a isto?
1. Porquê escrever um blog?
A resposta é tonta, mas foi uma mistura de acidente, com tempo livre e "ai que eu quero ter um blog!". Este blog começou em 2007 (para quem nunca leu o primeiro post, está aqui. Um orgulho só. Felizmente o design melhorou a olhos vistos!) numa fase em que os blogs não eram o que são hoje se bem que lá por fora já havia muito boas coisas. Sempre gostei de escrever, de fotografia e achei que era uma coisa gira para fazer. Escrever sobre o que gosto, o que me apetece. Sempre foi assim e espero que assim continue por muitos anos.
2. Se criasses um blog novo hoje achas que seria igual ao que já tens?
Quase de certeza que sim. Os temas que abordo dão-me uma liberdade incrível no que diz respeito à escrita e por outro lado - até hoje! - nunca tive chatices com o que escrevi. É verdade que tenho bastante cuidado com determinados temas e evito "pôr-me a jeito", por isso não tenho razões de queixa.
3. Quais as 5 características mais irritantes que vês em blogs nos das que correm?
Ehehehe... Podia ficar aqui o resto do dia... Ora bem 1) Posts quilométricos em que contam o dia todo, desde o momento em que abriram o olho remeloso, até ao momento em que vêem o e-mail pela enésima vez antes de dormir. Pelo meio, temos descrições intermináveis (rói-te de inveja, oh Eça!) de coisas que não interessam à vaca do Menino Jesus; 2) Fotografias pequenas, que não acompanham a largura da coluna. E mal tiradas, escuras, tremidas. Eu sei que cada um trata do seu blog como quer mas se não têm fotografias decentes, vão buscá-las à net (e creditem-nas sff!); 3) Era uma vez um blog fixe que agora passa dias a fio a dar resultados de giveaways e concursos. Haja paciência, é motivo que chegue para o riscar e não dar sequer uma segunda oportunidade; 4) Colunas demasiado cheias onde não cabe nem mais uma migalha. Demasiado overwhelming. Quando sinto que os meus olhos saltam de um lado para o outro sem nexo, é hora de o mandar às urtigas; 5) Comentários fechados, percebo que nem todos tenham paciência para conversa e que tenham receio do que lhes podem escrever. Para isso há a moderação de comentários, que evita surpresas desagradáveis e mantém o controlo do nosso lado. Custa-me não meter conversa, por vezes. Há alturas em que o post é bom ou que queremos complementar alguma coisa que foi dita e ficamos ali viradinhos para o vazio.
4. Qual a tua maior fonte de inspiração para escrever no teu blog?
Não tenho nada definido. Não sou das que vai para a beira mar e vem com a cabeça cheia de ideias. Na. Posso inspirar-me em qualquer coisa: uma fotografia que vi, qualquer coisa que li, outra coisa que me aconteceu ou vi acontecer (se soubessem onde me fui inspirar para escrever alguns posts, provavelmente teria hate mail até ser velha!).
5. Dá-me 5 blogs Portugueses sem os quais serias incapaz de passar...
Hummm.... Escolha difícil, porque há aí muito bons blogs... Vamos lá a ver, sem ordem de preferência e na certeza de ficarem muitos de fora:
- Stylista
6. ... e 5 estrangeiros
- Decor8
- Yvestown
7. Para além do blog, qual o teu hobby preferido?
Humm... Tenho vários... Ler, fazer tricot e croché :D, navegar pela net (passo horas!)
8. Qual o hábito diário do qual não prescindes?
Tirando tomar banho e lavar os dentes? Ler outros blogs! (tenho tudo organizadinho no Feedly)
9. Quais as 5 características que te fazem prender a um blog?
- Uma forma de escrever que não seja demasiado formal nem demasiado descontraída. Que diga o que tem a dizer sem complicar;
- Um design limpinho, sem baralhações e sem confusões;
- Que quem o escreva mantenha os pés na terra e não conte histórias da carochinha (ninguém tem uma vida Pinterest, OK?)
- Fotos bonitas e bem dimensionadas
- Que quem o escreve mantenha a interacção com os leitores. O blogger escreve para o lerem, logo é bom para ambos os lados haver uma forma de comunicação (e já fiz boas amigas à conta disto!)
10. Três objectivos que tenhas para o teu blog em 2016
Basicamente, o costume. Prefiro não deitar foguetes porque já disse que "a partir de agora passa a ser assim" e depois não dá em nada. Mas queria muito conseguir um calendário editorial consistente (ou seja, escrever mais vezes!), melhorar a fotografia e usar mais fotografias minhas (esta é uma decisão do início deste ano!) e fazer com que este blog seja alguém na vida (não me perguntem o que é que isto quer dizer, porque não sei explicar, mas algo como que cresça, que se torne gente e que seja um blog de referência numa-área-que-não-vou-dizer-agora).
Instruções para participar nesta TAG:
1. Responder à perguntas feitas por quem te nomeou;
2. Criar 10 novas perguntas ou apenas algumas ou usar as mesmas;
3. Marcar 3 a 10 pessoas para responderem a estas perguntas e, claro, avisá-las da nomeação
Os blogs que marco para responderem a esta TAG (às mesmas perguntas que respondi acima) são:
Pano pra Mangas
Tarapatices
Oh Lala
Enjoy the ride
Anna Style & Living
Pano pra Mangas
Tarapatices
Oh Lala
Enjoy the ride
Anna Style & Living
Uffa! Isto é que foi um grande post! Vamos lá meninas, quero ler essas respostas!!
Ora bem...a primeira vez que vi o meu menino ali escrito pensei: tenho de ir a correr actualizar o blog...
ResponderEliminarA segunda vez que o vi "agora é que não me safo!!!!"
Obrigada, Ana. Há anos que também estás nas minhas leituras regulares porque realmente gosto do teu estilo - por vezes acutilante e de um atrevido subtil eheheh.
Até já, lá do outro lado do estaminé.
Ehehehe!!! Vamos lá tirar o pá ao menino!!!
Eliminarahahah "ninguém tem uma vida Pinterest é muito bom" xD mas um dia vou ter muahahahah
ResponderEliminarobrigada pela nomeação :)
Ninguém tem mas podes aproximar-te muito!!! :D
EliminarI will ahah mas concordo plenamente. A vida real e a vida do blog são duas coisas muito diferentes. Às vezes não nos podemos esquecer disso :)
Eliminarso me faltou dizer que adoro o design aqui do MILK!
e desafio cumprido :)
e
A vida real e a vida do blog são diferentes se quiseres, podem-se complementar muito bem! ;) Vou já espreitar!
EliminarGosto tanto destes posts!! Ajudam-nos a construir a imagem de quem escreve o que gostamos de ler!! Gostei!
ResponderEliminarOra ainda bem! Faça-se ao piso e responda às perguntinhas fassófavor!!!
EliminarAhhhhh gostei tanto! Obrigada, é sempre bom ler-te sobre estes assuntos. ;)
ResponderEliminarObrigada!
:) Não há que agradecer, ora essa! Eu é que já devia ter respondido há mais tempo. Beijinhos!
EliminarGostei imenso Ana de ler-te nesta entrevista.
ResponderEliminarObrigada!! Se quiseres também podes responder lá no teu burgo! Ia gostar de saber as tuas opiniões! ;) Beijinhos!
Eliminarnaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaão! :)
ResponderEliminarPois, essa foi a minha primeira reacção quando a Joana me nomeou, mas a coisa bem vista até dá um post giro. Vamos lá, menina, quero lê-la! Siiiiiiiiiiiimmmmmm!!!! :)
Eliminar