Pages


Destralhar para a alma limpar




tumblr_n1mt4tMTL21qg9kfqo1_500

...e de repente olhamos à volta e tudo o que vemos enche-nos a cabeça, o fisico. Tudo ocupa espaço. Está desorganizado, fora do seu sítio. Na minha cabeça há uma grande cómoda: cheia de gavetas, onde cada coisa tem o seu lugar. Não há um "esvazia-bolsos". Tudo o que sai tem de entrar numa determinada gaveta, seja ela "cuecas-e-meias", "papelada", "amigos" e, a melhor de todas, "a-gaveta-que-mantém-a-minha-cabeça-arrumada". A mente humana é complicada. A mim, o simples facto de ter um monte de qualquer coisa no canto chateia ao ponto de ter de parar e arrumar cada coisa no seu sítio, deitar fora o que não interessa. Há memórias, sim, no sítio certo. Não é por largar a parte "fisica" que vou perder o que se viveu. Lembro-me de tudo, da viagem de comboio para Mosteirô, do almoço em casa da T, as férias em Esposende com a I, do dia em que chegamos tarde a casa porque era véspera da véspera de Natal e o trânsito na Rotunda estava terrível. E não havia telemóveis.
Segunda feira foi o primeiro dia de férias, de umas férias em que arrumar, abrir janelas, destralhar vai ser a palavra de ordem. Abrir tudo, deixar a corrente de ar passar, arejar. Quero cheiro a Verão cá em casa. Não me interessam os papelinhos que se guardaram durante não sei quantos meses, interessa o que guardo cá dentro. Que se abram os armários e que tudo aquilo que não nos diz nada saia devagarinho, não vá alguém lembrar-se de os apanhar escada abaixo.
Uffff.... As férias em casa cansam. Há dois dias tivemos o primeiro dia de arrumações. Não sei se sobrevivo até ao fim da semana. A minha cabeça é muito complicada ou as arrumações em vossa casa também são assim?

Imagem de Hp Lyrikz

E que tal seguirem o blog por aqui?

Leave a Comment

  1. Ui que fiquei cansada só de ler! Cá por casa comecei a destralhar quando fiquei grávida... Mas foi em slowmotion, por isso ficou muito para fazer. Depois as coisas de criança acumulam... O q dão e usamos, o que não usamos, o que emprestam, o que herdamos... Enfim, em dois anos acumulamos imensa tralha. Desde que o M entrou na creche que ando a destralhar... Já dei coisas, já dei outras fora, já fiz montes para "reciclar" e continua muito para fazer... Agora vou ter que me mexer... Acho que me vou aventurar numa coisa boa... A ver vamos o que aí vem...!
    Força com o destralhar físico... O psicológico faço-o mais regularmente! O yoga e a meditação (qd faço!) ajudam... É um prazer ter o espírito e a ceba leves!
    Beijos da Costa alentejana, Xana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há zonas que destralho mais frequentemente que outras. O quarto do meu filho, por exemplo, duas vezes por ano, mas é um trabalho herculeo. Não quer dar nada, não deita nada fora, tenho de o apanhar distraído para me ver livre das coisas. O resto, aquilo que me diz respeito até é destralhado muitas vezes, tirando as revistas que se amontoam e que tenho pena de deitar fora, mas que depois dou uma vista de olhos, tiro o que interessa e deito fora, mas quando se fala do senhor meu marido aí não meto a mão. Era um sonho poder deitar TUDO fora, mas é também um risco de cida muito grande! :D

      Eliminar
    2. Ah sim, e o psicológico também ajuda e muito, a meditação matinal então nem se fala! Quanto a essa "coisa boa" em que te vais aventurar, vê lá e contas qualquer coia quando puderes (mas não antes para não agoirar!)

      Eliminar
    3. Sim, prometo que quando a coisa estiver mais para ser real eu levanto o véu! Vamos ver se avança... A vontade é muita mas os entraves também!
      Beijinhos da costa alentejana, Xana

      Eliminar
  2. Neste momento falta-me a coragem para arrumar a cabeça... mas quero ver se o consigo fazer antes que a pobre rebente pelas costuras de tanta tralha e porcaria que por lá anda... Cheguei à conclusão que quando temos miúdos pequenos (e se calhar grandes também) não temos o direito de rebentar... Vamos lá ver! A casa é normalmente o reflexo da minha cabeça... mas está um bocadinho melhor... comecei por aí porque custa menos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho que tens o direito a rebentar, rebentas é de outra maneira ;). Mas acho que começando é meia batalha ganha. Assim que começo já não consigo parar porque não gosto de deixar tudo a meio. Devagar, vais ver que vais lá!

      Eliminar
  3. As férias para mim ainda não chegaram infelizmente :( por causa dos exames.
    Gostei muito do teu blog, passa pelo meu
    Beijinhos

    http://mourissima.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando chegarem, vais gozar a dobrar. Obrigada pela visita!
      Beijinhos e boa semana!

      Eliminar
  4. Ando há que tempos para fazer o mesmo ao meu roupeiro e à minha arrecadação, as grandes pedras no sapato, mas tenho andado a protelar até não me aguentar mais. Gosto de arrumações/limpezas de primavera, mas o tempo quente pede liberdade e ar puro e passeios sem destino. No outono tratarei de mergulhar no que está a mais e reduzi-lo ao essencial.
    Boa sorte nessa empreitada. You can do it! :)

    ResponderEliminar
  5. Gostei imenso do teu texto. Fez me lembrar dos tempos em que escrevia com mais regularidade :) Boas férias e que as arrumações passem rápido.

    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E então, porque não escreves mais? É um nico de papel, um lápis e mãos à obra!!! Beijinhos!

      Eliminar
  6. Respondia-te com uma foto... Fizemos as mudanças no sábado, debaixo de um calor tórrido. Algumas coisas já foram para os devidos compartimentos, outras nem por isso. E as toneladas de tralha que tivemos que trazer pela pressa mas que já deviam ter ido para o lixo?!?!
    Vai ter que ser, é desta que tenho que arranjar tempo para arrumar tudo, separar coisas para dar e outras para o lixo. É demais...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei que é de doidos, mas era mesmo de ma mudança que eu precisava. Assim, a limpeza era ainda mais a sério!!! Boa sorte com as tuas arrumações e com a casa nova!

      Eliminar

Eu sei que comentar é uma chatice, mas adoro saber as vossas opiniões. Obrigada!!