Pages


Casas com gente lá dentro IV




Há já bastante tempo que não escrevia aqui sobre casas. É uma coisa de que gosto imenso, mas que infelizmente não trago muito aqui. Sim, neste blog também há espaço para falar de casas e decoração, mas não é dos temas que o fazem "mexer" ainda que perca tempos infinitos a ver revistas e sites sobre o assunto. Mas desta vez tinha mesmo de ser e vão já perceber porquê.
Sempre tive um fraquinho pela Escandinávia. Não sei se por ter estado ligada a ela de várias formas (especialmente a Dinamarca), mas é uma região de que gosto muito: as maneira de ser das pessoas, a forma como vivem, o frio (eheheheh...!), as paisagens cheias de neve. Enfim, tem muito que se lhe diga. Uma das coisas que mais gosto é a luz que conseguem trazer para dentro de casa. Já se sabe, no Inverno são poucas as horas de luz diárias e há que aproveitar todo raiozinho de sol que apareça. Por causa disso, as janelas enormes, sem cortinas (coisa impensável aqui em Portugal, temos um medo terrível de ter o vizinho a espreitar-nos com olhos de pervertido e a cobiçar o prato de sopa e a televisão) e a decoração com cores muito claras. Depois, para não enjoar muito, digo eu, os contrastes com as cores mais escuras trazem um equilíbrio bonito de se ver. Para terminar, os pormenores espalhados pela casa fora, objectos que dizem alguma coisa, que têm uma função e que não estão ali só para apanhar pó ou para a Tia ver que gostamos mesmo muito do cão de loiça que nos deu. Simplesmente perfeito.
Tenho de ser mazinha e deixar um pedido a quem lê este post: estas fotos foram retiradas de um site de uma imobiliária sueca (sim, são uma perdição, aconselho que não os procurem sob pena de se viciarem facilmente) e gostava que reparassem no cuidado que esta gente tem em melhorar aquilo que quer vender, em dar-lhe um aspecto impecável - porque os olhos também comem. Nós por cá temos muito a aprender com eles - não sou má ao ponto de fazer um post com algumas fotos de casas que tenho visto, mas se calhar até teria a sua piada!











Imagens de Jonas Berg, Styling de Grey Deco (Mais fotos aqui)

Leave a Comment

  1. Respostas
    1. Também eu!!! E estou mesmo a precisar de mudar, tenho tralha a mais em casa e não vai lá com arrumações!!

      Eliminar
  2. Olá Ana, esta casa é realmente muito bonita com pormenores decorativos deliciosos especialmente na sanca junto ao tecto. Para mim somente a cozinha fica um pouco aquém do resto, mas isso é apenas o meu gosto. Tenho a impressão de que já tinha visto algumas das fotos, talvez através do Pinterest.
    Reparei num pormenor curioso: os livros que se vêem na foto 2 têm as lombadas para trás! É uma questão de estilo e originalidade ou tem a ver com a luz?

    Obrigada,
    Susana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É natural que sim, já vi estas fotos em montes de sítios. E também reparei nos livros. Acho que estão assim para uniformizar o arranjo, assim não tens as lombadas a fazerem barulho visual! Beijinhos!

      Eliminar
    2. Tenho muitos livros em casa e gosto (e preciso!) imenso de luz, ora acontece que com o tempo a cor da impressão das lombadas vai sendo "comida" pela luz. Fico então dividida entre deixar entrar toda a luz possível em casa e o cuidado com os livros. Quando reparei no pormenor da foto, pensei que pudesse ser uma sugestão de decoração que resolvia o meu problema... :) Obrigada, Ana!

      Eliminar
    3. Eu acho que é uma forma muito gira de os ter na estante, melhor do que aquela moda ridicula de os ter por cores (mas isso sou eu, que sou OCD e tenho de os ter separados por géneros, ordem alfabética, blabla). E não chateia. Só acho é que pode ser difícil encontrares o que queres rapidamente! :D

      Eliminar
  3. Paraíso!
    Os nórdicos sabem mostrar as potencialidades de um espaço! E nós cá com tanta luz natural maravilhosa e maior parte das pessoas passa dias e noites com os estores fechados e ainda com as cortinas à frente (não vá passar um raio de sol ou um olhar do vizinho pelas frestas dos estores).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O sol que queima tudo?? Estes reposteiros caríssimos que vou deixar aos meus netos que vão fazer o favor de os deitar fora? É mesmo!

      Eliminar
  4. Chave na mão? Os senhores deixam lá tudo, assim mesmo, mesmo? Eu também ia morar nessa casa (embora a cozinha em open-space, tão na moda, não faça o meu género. eu cá, gosto de cozinha funcionais e bem espaçosas, mas com porta. cenas minhas)
    Beijinhos, Titá

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desde que pagues, tudo se arranja! E sim, cm porta é melhor; odeio cheiro a "quemere" em casa!

      Eliminar
  5. Adoro adoro adoro a decoração nórdica. Acho-a tão natural, quase como se tudo fizesse parte da natureza mesmo... Os tons terra e tão neutros usados na decoração fazem milagres e tornam os espaços muito mais acolhedores! Aii que saudades que eu tinha destes teus posts... fez-me perceber que também estou a precisar de voltar aos meus :) *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece que tudo faz sentido não é? É por isso que gosto tanto. :)
      Vamos lá, força nesses dedos!! Beijinhos!

      Eliminar
  6. não há como não adorar janelas gigantes e espaços bem iluminados!
    adoro ver este tipo de decoração, porém acho que não me ia sentir confortável ao viver em espaços assim: são demasiado brancos! ahahah

    beijinhos
    18 and a life ♡

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O branco é uma questão de hábito: quando chegas a casa com a cabeça demasiado "cheia", ajuda-te a descomprimir - menos pode ser mais ;). Beijinhos!

      Eliminar
  7. É este aspecto clean que adoro nos nórdicos. Sabem tirar partido do que têm à disposição.
    Perco-me nos blogues deste género de decoração.
    Cá em casa é uma "guerra" :) eu adoro luz, ele mal começa a escurecer fecha os estores. Adoro aproveitar o dia. O sol aquece as casas e a alma.
    Beijos e bom fim de semana
    http://pitinhosdamarta.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Adorei as inspirações! Estou em processo de remodelara minha casa e torná-la o mais branco possível portanto veio a calhar.
    Obrigada, bjs, CH

    erambonecasdepapel.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O branco é fantástico. Espalha luz, traz calma e dar um ar limpo! Boa sorte com as remodelações!

      Eliminar
  9. Adorei estas imagens!
    Excelente inspiração =)

    Sophie.

    ResponderEliminar

Eu sei que comentar é uma chatice, mas adoro saber as vossas opiniões. Obrigada!!